Saúde para Viver Bem Alimentos Ricos em Carboidratos, Veja Todos

Alimentos Ricos em Carboidratos, Veja Todos

Hoje em dia é notório que qualquer pessoa que esteja querendo mudar o estilo de vida e de alimentação, querendo diminuir o peso tem consciência que uma das primeiras providências é diminuir o consumo de carboidratos.

Veja quais são os alimentos ricos em carboidratos

Muitas pessoas pretendem fazer a dieta do carboidrato.

alimentos ricos em carboidratos

Você sabe o que é carboidratos?

São açúcares que que o corpo transforma em gordura, consequentemente fazendo que engordemos, correto?

Existe mais fatos sobre eles. Pode ser que você já tenha conhecimento sobre, carboidratos simples e carboidratos complexos.

Sabe-se que existe vários tipos, cada tipo com diferente composição, tendo diferentes efeitos no nosso corpo.

Sabia que os carboidratos que contêm fibras nutricionais,  auxiliam na perda de peso.

Independente da sua má reputação, se você entender os tipo de carboidrato e o que fazem, saberá quais os alimentos que os contêm, e os seus tipos, tendo esse conhecimento você poderá manter-se em forma sem abrir mãos deles.

Procure evitar os Carboidratos simples.

Carboidratos são açúcares sem exceção, e os carboidratos simples são compostos por açúcares simples, o maior problema deste tipo de açúcar é como o corpo processa: após consumi-lo, sentimo-nos saciados por apenas 20 minutos, este tipo de açúcar deixa o corpo com alto nível de insulina no sangue, deixando uma vontade grande de consumir mais açúcar.

Uma maneira muito simples de evitar este tipo de carboidrato, é lendo a lista dos ingredientes dos alimentos que compramos.

Se o açúcar não estiver visível na superfície do alimento, não tem como saber se ele está lá ou não.

Alimentos ricos em carboidratos 

Se encontrá-lo no nome do produto, procure nos ingredientes. Verá termos como frutose (açúcar de frutas), lactose (açúcar dos laticínios), glicose, sucralose, etc. Como regra geral, se termina em “ose”, tenha a certeza de que é um carboidrato simples, deverá ser evitado.

 

Carboidratos complexos e Amidos

São formados pela soma de vários carboidratos simples. Você pode pensar que são piores, mas eles são mais saudáveis por serem energéticos de longa duração, causando sensação de saciedade, por liberarem energia em um tempo mais prolongado.

Quais os contêm carboidratos complexos?

Quais os alimentos que contem carboidratos complexos?

  • Ervilhas, milho, feijão-fava, batatas, feijão, lentilhas, batata-doce, mandioca, grão-de-bico, etc.
  • Grãos como aveia, farelo de aveia, cevada e trigo (incluindo massas, pães, biscoitos, etc.).

Nos grãos você tem, refinado ou integral:
Bran – É a parte externa do grão, a casca, que fornece a maior quantidade de fibras, vitamina B e minerais.

Germe – É a camada seguinte, que contém vitamina E e ácidos graxos.

Endosperma – É a polpa do grão, composta principalmente de amido.

O grão integral significa que contem as três camadas. Se você comer apenas grãos refinados, perde os benefícios do bran e do germe.

 

Os Carboidratos complexos e ricos em fibras

As Plantas são as únicas que nos fornecem fibras digestivas.  Você não irá obtê-las dos laticínios, ovos, carne, peixe, etc. As partes das plantas que o corpo não consegue digerir são as fibras, são muito comuns em frutas, vegetais, nozes, grãos integrais e legumes.

É recomendado para uma pessoa adulta que consuma de 25 a 30 gramas de fibras por dia, a maioria de nós ingerimos apenas a metade.

As fibras são utilizados pelo corpo para auxiliar no processo digestivo,  dois efeitos importantes, elimina as toxinas do corpo e proporciona uma sensação de saciedade mais prolongada.

Veja onde você vai encontrar carboidratos ricos em fibras

  • Legumes
  • Arroz integral
  • Massa de farinha de trigo integral
  • Grãos integrais – procure por aqueles que contêm 3g de fibras por porção.
  • Pães integrais – procure pães feitos com farinha de trigo ou de aveia integral.

Normalmente, uma fonte boa de fibras irá conter 2,5g – 4,9g por porção, e as melhores terão 5g ou mais.

É de muita importância hidratar-se bem ao ingerir alimentos ricos em fibras, pois elas absorvem líquidos e podem causar desidratação.

 

Sabe qual é a relevância do índice glicêmico?

Índice glicêmico é utilizado para classificar os carboidratos conforme o seu efeito no nível de açúcar no sangue.

Se o nível for alto do valor glicêmico, mais rapidamente ele irá afetar a glicose no seu sangue.

É recomendado evitar alimentos com alto índice glicêmico.

Os carboidratos complexos e ricos em fibras, assim como os grão integrais, possuem, em média, nível glicêmico mais baixo, fazendo com que sejam mais indicados para o consumo.

 

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