Saúde para Viver Bem Mantenha o Coração Protegido com Alimentos que Limpão suas Artérias

Mantenha o Coração Protegido com Alimentos que Limpão suas Artérias

Mais pessoas morrem de doença cardíaca ou do coração do que por qualquer outra causa, e muitas dessas mortes são causadas pelo que estão colocando em seus pratos.  

Isso ocorre porque certos alimentos levam ao acúmulo de placas nas artérias, bloqueando o fluxo de sangue e aumentando a chance de um ataque cardíaco, aneurisma ou derrame (AVC).  

Desde sempre, a alimentação possui um papel muito importante em nossa saúde, seja para o bem ou para o mal.  

Existem determinados alimentos que, com o passar do tempo, podem obstruir as artérias, causando problemas de circulação e doenças cardiovasculares que podem levar à morte.  

No entanto, também existem alimentos que promovem a limpeza das artérias e veias que ao serem incluídos na dieta podem nos ajudar a prevenir um grande número de doenças.  

Abacate e o Coração 

Um alimento bem conhecido por suas gorduras saudáveis é o abacate.  

Essa fruta pode reduzir o colesterol ruim em até 17% e também aumenta o colesterol bom.  

Alho também ajuda o Coração 

É o número um dos alimentos para promover a limpeza arterial, pois possui propriedades antioxidantes muito poderosas que têm a capacidade de combater os radicais livres de nosso corpo, e ao mesmo tempo ajuda a reduzir os níveis de colesterol mau e aumenta os níveis de colesterol bom.  

Veja:

 

Coração

Azeite de oliva 

O azeite é um óleo saudável e ótimo para o bem-estar de seu coração.  

Ele fornece ao seu corpo gorduras saudáveis e ainda trabalha para reduzir o colesterol ruim.  

Aveia 

Este alimento é recomendado especialmente para iniciar o dia, pois além de promover a boa digestão também nos traz energia para o dia a dia.  

Castanhas 

Castanhas e nozes podem ajudar o seu coração com suas boas gorduras.  

Elas contêm gorduras monoinsaturadas, ácidos graxos ômega-3 e ácido alfalinolêico, substâncias que reduzem os níveis de colesterol ruim.  

Maçã 

As maçãs possuem uma substância chamada pectina, que é uma fibra que se une com o colesterol, como foi explicado por Liz Applegate, Ph.D, membro da faculdade e diretora de nutrição esportiva na Universidade da Califórnia em Davis.  

Aspargos 

Os aspargos removem coágulos e diminuem a inflamação, ajudando a manter suas artérias desobstruídas.  

Peixe 

O peixe azul é uma fonte rica de ácidos graxos ômega 3, que são as denominadas “gorduras boas” que nosso organismo precisa para funcionar em perfeitas condições e desobstruir as artérias.  

Brócolis 

Os brócolis é uma grande fonte de vitamina K, que impede que o cálcio danifique suas artérias.  

Este vegetal reduz os níveis de colesterol ruim e ajuda na regulação da pressão sanguínea.  

Cúrcuma 

Um dos princípios ativos da cúrcuma chamado curcumina, vem dando excelentes resultados como cardioprotetor.  

Caqui 

Isso faz do caqui uma super fruta, portanto, use e abuse: coma no lanche, adicione-o às saladas de frutas ou vegetais, ou faça uma geleia ou compota.  

Espinafre 

Esta hortaliça de folhas verdes é rica em vitaminas A e C, que de acordo com pesquisas podem prevenir a oxidação do colesterol e problemas como a arteriosclerose.  

Canela 

Este delicioso tempero pode adicionar mais sabor a um pedaço de torrada, pratos doces e salgados ou até mesmo a um chá.  

Além do sabor marcante, a canela também traz benefícios à sua saúde, principalmente evitando a formação de placas nas paredes das artérias e reduzindo os níveis de colesterol ruim em até 26%.  

Frutos secos 

Os frutos secos também são bons aliados para evitar a obstrução das artérias e estimular sua limpeza.  

Esta maravilhosa propriedade se deve ao conteúdo de gorduras monossaturadas e ácidos graxos ômega 3 que possuem, que é a chave para a saúde arterial.  

Suco de laranja 

Um copo de suco de laranja espremido na hora tem uma abundância de nutrientes e quantidades elevadas de antioxidantes, que melhoram a função dos vasos sanguíneos, além de reduzir as pressões diastólica e arterial.  

Tomates 

Os tomates possuem uma fonte significativa de licopenos, que é um antioxidante que evita que o colesterol mau se

adira às paredes arteriais.  

Chá verde 

Esta bebida quente contém o antioxidante catequina, que traz diversos benefícios à saúde.  

Ele evita que o colesterol seja absorvido pelo organismo e combate a obesidade.  

Suco de romã ajuda no tratamento das artérias 

Está cientificamente comprovado que o suco de romã possui mais níveis de antioxidantes que outros sucos como o

de amoras, mirtilos e laranja.  

Melancia 

A melancia é um fruta refrescante por si só, além de ir bem em saladas de frutas ou vegetais, ou como uma bebida.  

Cereais integrais 

Quando você come grãos integrais, pode reduzir seus níveis de colesterol ruim.  

Isso acontece por causa das grandes quantidades de fibra solúvel encontrada nos grãos, que se ligam ao colesterol

ruim e evitam que ele se acumule nas artérias.  

Espinafre 

Este vegetal folhoso é rico em potássio e ácido fólico, o que reduz o risco de desenvolver doenças cardíacas em até 11%.  

Romãs 

Tem muitas vitaminas e possui grandes quantidades de fitoquímicos, que incentivam a produção de óxido nítrico,

ajudando a evitar que suas artérias entupam.

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