Saúde para Viver Bem Como as vitaminas K1 e K2 funcionam?

Como as vitaminas K1 e K2 funcionam?

A maioria das pessoas nunca ouviu falar de vitamina K2.

Esta vitamina é rara na dieta ocidental e não recebeu muita atenção popular.

No entanto … este nutriente poderoso desempenha um papel essencial em muitos aspectos da saúde.

Na verdade, a vitamina K2 pode ser apenas o “elo perdido” entre a dieta e várias doenças assassinas.

O que é vitamina K?

A vitamina K foi descoberta em 1929 como um nutriente essencial para a coagulação sanguínea (coagulação do sangue).

A descoberta inicial foi relatada em uma revista científica alemã, onde se chamava Koagulationsvitamin . É aí que vem o “K” ( 1 ).

Também foi descoberto pelo lendário dentista Weston Price , que viajou pelo mundo no início do século 20 estudando a relação entre dieta e doença em diferentes populações.

Ele descobriu que as dietas não industriais eram altas em alguns nutrientes não identificados, o que parecia proporcionar proteção contra a cárie dentária e a doença crônica.

Ele se referiu a este nutriente misterioso como Activator X, mas agora acredita-se que tenha sido vitamina K2.

Existem duas formas principais de vitamina K … K1 (filoquinona) é encontrada em alimentos vegetais como folhas verdes, enquanto que a vitamina K2 (menaquinona) é encontrada em alimentos para animais e alimentos fermentados ( 2 ).

As vitaminas K2 pode ser dividida em vários subtipos diferentes, mas os mais importantes são MK-4 e MK-7.

As vitaminas K foi inicialmente descoberta como um nutriente envolvido na coagulação do sangue. Existem duas formas, K1 (plantas) e K2 (alimentos para animais).

Como as vitaminas K1 e K2 funcionam?

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O cálcio é um mineral incrivelmente importante.

É mais do que apenas construir material para ossos e dentes, ele desempenha um papel crucial em todos os tipos de processos biológicos.

A principal função da vitamina K é a modificação das proteínas para dar-lhes a capacidade de ligar o cálcio.

Desta forma, ele “ativa” as propriedades de ligação ao cálcio das proteínas.

No entanto … os papéis das vitaminas K1 e K2 são bastante diferentes e muitos sentem que devem ser classificados como ingredientes separados.

A vitamina K1 é usada principalmente pelo fígado para ativar proteínas de ligação ao cálcio envolvidas na coagulação do sangue, enquanto que o K2 é usado para ativar as proteínas que regulam a qual o cálcio acaba no corpo ( 4  ).

A principal função da vitamina K é ativar as propriedades de ligação ao cálcio das proteínas. K1 é principalmente envolvido na coagulação do sangue, enquanto K2 ajuda a regular onde o cálcio acaba no corpo.

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Vitamina K2 pode ajudar a prevenir doenças cardíacas

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O acúmulo de cálcio nas artérias ao redor do coração é um grande fator de risco para doença cardíaca ( 5 , 6 , 7 ).

Por esse motivo, qualquer coisa que possa reduzir essa acumulação de cálcio pode ajudar a prevenir doenças cardíacas.

É aí que a vitamina K2 é acreditada para ajudar, ajudando a evitar que o cálcio seja depositado nas artérias ( 8 ).

No estudo de Roterdã, aqueles que tiveram o maior consumo de vitamina K2 foram 52% menos propensos a desenvolver calcificação das artérias e tiveram um  risco 57% menor  de morrer de doença cardíaca, ao longo de um período de 7 a 10 anos ( 9 ).

Outro estudo de 16.057 mulheres descobriu que os participantes com a maior ingestão de vitamina K2 apresentaram um risco muito menor de doença cardíaca. Por cada 10 microgramas de K2 que consumiram por dia, o risco de doença cardíaca foi reduzido em 9% ( 10 ).

Para registro, a vitamina K1 não teve influência em nenhum desses estudos.

No entanto … tenha em mente que os estudos acima são os chamados estudos observacionais, que não podem provar causa e efeito.

Infelizmente, os poucos ensaios controlados que foram feitos usaram o formulário K1, o que parece ser ineficaz ( 11 ).

Estamos em necessidade desesperada de alguns ensaios controlados a longo prazo sobre K2 e doenças cardíacas. Existe um mecanismo biológico altamente plausível para sua efetividade e fortes correlações encontradas em estudos observacionais.

A importância disso não pode ser exagerada … a doença cardiovascular é a causa mais comum de morte do mundo. Ele matou 14 milhões de pessoas no ano 2012 sozinho ( 12 ).

Uma maior ingestão de vitamina K2 está fortemente associada a um risco reduzido de doença cardíaca. A vitamina K1 parece ser menos útil.

Pode ajudar a melhorar a saúde óssea e reduzir o risco de osteoporose

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A osteoporose (ossos “porosos”) é um problema comum nos países ocidentais.

É especialmente comum entre as mulheres idosas e aumenta fortemente o risco de fraturas.

Como mencionado acima, a vitamina K2 desempenha um papel central no metabolismo do cálcio, o principal mineral encontrado nos ossos.

A vitamina K2 ativa a atividade de ligação ao cálcio de duas proteínas denominadas proteína Matrix gla e osteocalcina , que ajudam a construir e manter os ossos ( 13 , 14 ).

Curiosamente, também há um pouco de evidência de ensaios controlados de que K2 tem grandes benefícios para a saúde óssea.

Um teste de 3 anos em 244 mulheres pós-menopáusicas descobriu que aqueles que tomaram suplementos de vitamina K2 tiveram diminuições muito mais lentas na densidade mineral óssea relacionada à idade ( 15 ).

Longos estudos sobre mulheres japonesas mostraram benefícios semelhantes, embora tenham usado doses muito altas. Dos 13 ensaios, apenas um não conseguiu mostrar melhorias significativas.

Sete desses testes também relataram fraturas e descobriram que a vitamina K2 reduziu as fraturas da coluna vertebral em 60%, as fraturas de quadril em 77% e todas as fraturas não-espinhais em 81% ( 16 ).

De acordo com essas descobertas, os japoneses recomendam oficialmente suplementação de vitamina K para a prevenção e tratamento da osteoporose ( 17 ).

No entanto, alguns pesquisadores não estão convencidos. Dois grandes estudos de revisão concluíram que não há evidências suficientes para recomendar suplementos de vitamina K para esse fim ( 18 , 19 ).

A vitamina K2 desempenha um papel essencial no metabolismo ósseo e estudos sugerem que pode ajudar a prevenir a osteoporose e as fraturas.

Pode melhorar a saúde dental

Jovem, escovando, dentes

Os pesquisadores especularam que a vitamina K2 pode afetar a saúde dentária.

No entanto, nenhum estudo humano testou isso diretamente.

Com base em estudos em animais e no papel que a vitamina K2 tem no metabolismo ósseo, é razoável supor que ele também afeta a saúde dental.

Uma das principais proteínas reguladoras na saúde dentária é a osteocalcina, a mesma proteína que é crítica para o metabolismo ósseo e é ativada pela vitamina K2 ( 20 ).

A osteocalcina desencadeia um mecanismo que estimula o crescimento da dentina nova, que é o tecido calcificado embaixo do esmalte nos dentes ( 21 , 22 ).

Sabe-se que a vitamina A e D desempenham um papel importante, trabalhando sinergicamente com a vitamina K2 ( 23 ).

Acredita-se que a vitamina K2 pode desempenhar um papel crítico na saúde dentária, mas atualmente não há estudos humanos para suportar isso.

Pode ajudar a combater o câncer

Doutor suspeito

O câncer é uma causa comum de morte nos países ocidentais.

Mesmo que a medicina moderna tenha encontrado muitas maneiras de tratá-lo, novos casos de câncer ainda estão em ascensão.

Portanto, encontrar estratégias de prevenção efetivas é de extrema importância.

Curiosamente, vários estudos foram realizados sobre a vitamina K2 e certos tipos de câncer.

Dois ensaios clínicos sugeriram que a vitamina K2 reduz a recorrência do câncer de fígado e aumenta o tempo de sobrevivência ( 24 , 25 ).

Um estudo de observação sobre 11 mil homens também descobriu que uma alta ingestão de vitamina K2 foi associada a um risco 63% menor de câncer de próstata avançado. A vitamina K1 não teve efeito ( 26 ).

Esperamos que tenhamos alguns estudos melhores sobre isso no futuro próximo.

A vitamina K2 foi encontrada para melhorar a sobrevivência em pacientes com câncer de fígado. Os homens que consomem mais K2 têm um menor risco de câncer de próstata avançado.

Como obter toda a vitamina K2 que você precisa

Os seres humanos podem, em parte, converter a vitamina K1 em K2 no corpo. Isso é útil porque a quantidade de vitamina K1 em uma dieta típica é dez vezes maior que a vitamina K2.

No entanto, as evidências atuais indicam que o processo de conversão é ineficiente, pois nos beneficiamos muito de comer vitamina K2 diretamente.

A vitamina K2 também é produzida por bactérias intestinais no intestino grosso, e há algumas evidências de que antibióticos de amplo espectro podem contribuir para a deficiência de K2.

Infelizmente, a ingestão média deste importante nutriente é incrivelmente baixa na dieta moderna.

Mulher Com Orelhas De Rato Preto

A vitamina K2 é principalmente encontrada em certos alimentos para animais e alimentos fermentados, que a

maioria das pessoas não come muito.

As fontes ricas de animais incluem produtos lácteos ricos em gordura de vacas alimentadas com pastagem , fígado

e outros órgãos, bem como gemas de ovos.

A vitamina K é solúvel em gordura, o que significa que os produtos de baixo teor de gordura e magra não contêm

muito disso.

Os alimentos para animais contêm o subtipo MK-4, enquanto alimentos fermentados como o chucrute, natto e miso

contêm mais subtipos mais longos, MK-5 para MK-14.

Se esses alimentos são inacessíveis para você, a suplementação é uma alternativa válida.

Os benefícios da suplementação de K2 podem ser aumentados ainda mais quando combinados com um  , porque as

duas vitaminas têm efeitos sinérgicos ( 31 ).

Eu também comido muitas  e meus ovos , mas também tomo um suplemento de K2 todas as manhãs.

Embora isso precise ser estudado muito mais, a pesquisa atual sobre vitamina K2 e saúde é extremamente

promissora.

Poderia ter implicações vitais para muitas pessoas.

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